Toyota SW4: Modelos, Versões, Motores, História, Concorrentes e Problemas de Manutenção

Embora não apresente mudanças substanciais em suamecânica e aparência em comparação com o ano-modelo de 2023, o SUV de setelugares derivado da Hiluxtem algumas novidades na nova linha. Falando da terceira fileira, o espaço é reduzido, como em qualquer modelo, porém é um dos melhores levando-se em consideração a restrição dessa área. Se a fileira adicional não estiver em uso, o melhor é deixar os bancos rebatidos e não dobrados, pois com o carro em movimento eles ficam batendo na janela e provocam irritantes ruídos no interior. Apesar de derivado da Hilux, o SW4 troca a suspensão “de picape” por uma de quatro braços, aumentando o conforto a bordo.

Toyota Sw4 2.8 Tdi Srx Diamo7l 4x4 Aut. 5p


A picape ganhou, no começo do mês, a nova versão SRX Plus com aprimoramento de chassi e suspensão com foco no conforto. Agora é a vez do lançamento do SW4 SRX Platinum, que tem mudanças limitadas ao design. Você não compra um SW4 para se mostrar, você o compra porque sabe o que ele entrega. Com mais de R$ 400 mil daria até pra partir para algum SUV de marca premium de entrada com carroceria monobloco e mais tecnologia, mas vou encerrar com a conclusão que eu cheguei. Só para tirar logo esse ponto do caminho, ninguém compra um SW4 pela dirigibilidade.

Polestar: rival sueca da Tesla venderá elétricos pela internet no Brasil

Por dentro, o SUV tem uma nova combinação de cores (preto e cinza) no estofamento e nas portas. Os mostradores do velocímetro e do conta-giros exibem novo design e a cor azul agora é predominante. Veja mais detalhes aqui do ano passado, o modelo passou por leve reestilização, que foi discreta no visual, mas mexeu no trem de força. Além de auxílio em descidas, tem 4×4 (part-time) com direito a reduzida – e agora ainda ganhou diferencial com deslizamento limitado (LSD), além do bloqueio, que é acionado por um botão no console. Assinatura exclusiva em linhas cromadas e acabamento interno refinado tornam o SW4 sinônimo de elegância.

Nissan Sentra 2025 chega com visual repaginado e mais recheado; confira preços e versões

Desde então, a SW4 passou por várias atualizações de design e tecnologia, incluindo a adição de uma terceira fileira de assentos em 2005 e um sistema de navegação e entretenimento em 2016. A SW4 é um SUV de grande porte fabricado pela Toyota desde 1984. Ao longo dos anos, a SW4 passou por várias atualizações e mudanças de design, tornando-se um dos modelos mais vendidos em sua categoria. Outro ponto será o desenvolvimento de um novo controle de estabilidade para o veículo.

Toyota Sw4 2.8 Tdi Srx Diamond 7l 4x4 Aut. 5p


No papel, o Toyota SW4 Diamond é um veículo com altos e baixos. Mas, como é comum em carros da marca, é preciso andar para entender. Não estou falando da fama de “inquebrável” repetida à exaustão por uma legião de fãs que parece mais um culto religioso. Mas, diferentemente da Hilux, o SW4 não sofre com uma competição tão feroz. Enquanto uma Ford Ranger já virou o jogo em modernidade contra a picape da Toyota, o SUV tem como competidores diretos apenas o Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero. O primeiro tem vendas bem menores na comparação, enquanto o segundo tem uma rede de concessionários com menos pontos de venda. E ambos entregam um pacote de equipamentos e desempenho similares por um preço parecido. A principalinovação do SW reside na introdução de uma nova central multimídia de 9polegadas, que agora oferece suporte a Apple CarPlay e Android Auto, além deincluir um prático carregador sem fio para smartphones. Depois, o SW4 mostrou como é espaçoso na hora de ajudar com uma mudança da família. Mesmo com os bancos da terceira fileira – que servem só para crianças ou adultos pequenos – “pendurados”, roubando espaço, rebatendo segunda e terceira fileiras deu para levar uma quantidade enorme de coisas.

Outros sites


O utilitário até pode ser usado na cidade, mas ele não é um SUV urbano. Sua carroceria é sobre chassi, tem opção de motor diesel, tração 4x4 e boa capacidade off-road. O SW4 não é o mais moderno da categoria, mas talvez seja o mais versátil e robusto — por isso dá para entender o motivo pelo qual ele é líder isolado do segmento. No Programa Brasileiro de Etiquetagem de 2023, o veículo SW4 Diesel GR-Sport possui nota C com consumo de 9,7 km/l na cidade, 11,0 km/l na estrada. Tais valores poderão variar de acordo com os hábitos de condução do motorista. No Programa Brasileiro de Etiquetagem de 2023, o veículo SW4 Diesel 4×4 SRX / Diamond possui nota C com consumo de 9,8 km/l na cidade, 11,2 km/l na estrada. Discutiremos os diferentes modelos, versões, motores e história da SW4, além de compará-la com seus concorrentes e abordar os problemas mais comuns de manutenção.

Monte seu SW4 GR-Sport modelo 2024

Já a versão diesel, disponível em alguns mercados, pode oferecer um consumo médio de até 11,8 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada. Já a Toyota SW4 GR-Sport tem turbocompressor com geometria variável e intercooler, responsáveis por aumentar a potência máxima em 20 cv. Com isso, o 2.8 turbodiesel vai 224 cv e 55 kgfm, ainda com câmbio automático de seis marchas. Por dentro, o SW4 SRX Platinum segue com o mesmo padrão da antiga versão SRX, com acabamento na cor preta e bancos dianteiros ventilados. A segunda é que o SW4 tem freios a disco nas quatro rodas, algo que a picape só oferece nas versões mais caras. A lista de equipamentos passa a contar com a central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo. Quanto aos outros equipamentos, a gama completa traz sensores de estacionamento dianteiros, além dos traseiros que já existiam. Além disso, a versão topo de linha GR-S 2023 apresenta números mais interessantes com esse mesmo motor, alcançando 224 cavalos e 55 kgfm de torque. Com o fim da linha para esse conjunto, todas as versões agora vem com o novo motor diesel 2.8 1GD com 204 cv e 50,9 kgfm. As últimas novidades foram apresentadas pela marca no final de 2021, quando a SW foi lançada. Porém, não há grandes mudanças mecânicas e estéticas em relação ao modelo 2023. A principal novidade está na estreia de uma nova central multimídia de 9 polegadas equipada com Apple CarPlay e Android Auto e de carregador sem fio para smartphones. Outro destaque é a motorização de alta performance de todas as versões, que entrega mais de 200 cv de potência. Para ver os valores de outros veículos disponíveis no mercado nacional, acesse a Tabela Fipe do Garagem360 e confira os preços atualizados. As versões SRX e Diamond contam com motor 2.8 diesel, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas.